Pais criam colégio para dar educação completa aos filhos
RIO — “Faça você
mesmo” é um lema que cairia como luva no Colégio Monte Alto, no
Andaraí. A escola, que está em seu primeiro ano de atividade, foi
criada por pais que buscavam um ensino completo para seus filhos, com
direito a música clássica e aulas de imersão em inglês desde a
educação infantil.
Insatisfeito com as opções
no mercado, o grupo fundou, em 2012, a Associação Carioca de
Educação e Cultura (Acec). A organização sem fins lucrativos é
responsável por gerir a escola, que funciona atualmente até o
maternal II (crianças de até 4 anos), e abrirá turma de pré I
(até 5 anos) no ano que vem.
— É uma questão de
ideologia. Queremos que a educação dos nossos filhos seja completa
— afirma a psicóloga Tatiane Ribeiro, uma das integrantes da Acec
e mãe de Mariana, de 2 anos, atualmente no berçário II.
O projeto pedagógico do
Monte Alto é inspirado no grupo espanhol Fomento de Centros de
Enseñaza, que cuida de 50 escolas ao redor do mundo. A diretora
Juliana Barcellos, mãe da pequena Amanda, de 1 ano, do berçário
II, considera a presença dos pais um dos principais eixos do
colégio.
Há pelo menos quatro
reuniões individuais entre pais e professores ao longo do ano, além
de palestras com educadores. Na última atividade externa — um
piquenique no Dia da Criança —, a adesão de pais e filhos foi
massiva.
— Os pais entenderam a
importância de participar do dia a dia, de educar junto com a
escola. Os professores também são uma parte fundamental nesse
projeto. Todo mês, nós fazemos um treinamento para eles —
explica.
MÚSICA CLÁSSICA
PARA CRIANÇAS
Não é apenas a
participação dos pais que torna diferente a rotina do Monte Alto.
As turmas têm até 15 alunos, com atividades de 8h às 16h. A cada
semana, os pequenos são colocados em contato com a obras de mestres
como Chopin, Beethoven e Mozart.
— A criança tem uma
capacidade absurda de aprendizagem até os 5 anos, e isso precisa ser
estimulado. Meu filho, com 4 anos, já canta em inglês e consegue
reconhecer sinfonias de música clássica. É uma coisa de outro
mundo — diz um orgulhoso Leandro Schmidt Marques, engenheiro e pai
de Rafael, do pré I.
Os métodos de ensino
envolvem também aulas de imersão em inglês, nas quais o professor
não usa sequer uma palavra em português. Outra curiosidade é uma
técnica chamada de “bits de inteligência”, desenvolvida pelo
americano Glenn Doman: o professor exibe cartazes com palavras,
números ou imagens, dizendo o conteúdo em voz alta e trocando-o
rapidamente, com objetivo de estimular o cérebro no início da
formação.
Na ideia de ensino
personalizado, as salas de aula são divididas em cantos de
atividades que atendem a diferentes campos, como matemática,
linguagens e atividades lúdicas. A ideia é se adequar ao ritmo e às
demandas de cada criança. Os pais são unânimes: o aprendizado
trazido pela escola não se limita aos filhos.
— As coisas novas que meu
filho aprende também agregam conhecimento para a família — afirma
Marques.
Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/pais-criam-colegio-para-dar-educacao-completa-aos-filhos-17895441
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